Vargem Grande Comunidade Saudável

Vargem Grande / São Paulo

O Projeto tem como objetivo a promoção de processos de transformação social e construção de uma comunidade saudável, tendo os 16 princípios da “Carta Terra”, como os norteadores de todas as ações. O Projeto atua região sul de São Paulo (Parelheiros) onde há grandes déficits sociais, principalmente em relação às populações adultas e idosas que ainda se encontram analfabetas, marginalizadas ou excluídas da vida social, econômica e cultural destas comunidades.

O Projeto “Vargem Grande: Comunidade Saudável”, representa um modelo de atuação e de materialização dos ideais e da vontade do Instituto Viva Vida em agir, de forma propositiva e exemplar, na promoção de processos de transformação social e construção de Comunidades Saudáveis, em áreas e regiões de São Paulo onde há grandes déficits sociais, principalmente em relação às populações adultas e idosas que ainda se encontram analfabetas, ou marginalizadas ou excluídas da vida social, econômica e cultural destas comunidades.

Ciente de que projetos isolados e pontuais, de qualquer natureza, não provocam transformação efetiva, o Instituto Viva Vida assumiu para si a Missão de ser “uma instituição em permanente aprendizagem no campo do desenvolvimento de Comunidades Saudáveis”, territórios onde prevaleçam os princípios éticos, a integridade ecológica, a justiça social e econômica, a democracia, a não-violência e a paz.

Ao assumir a elaboração e execução deste projeto, realizando os sonhos e desejos do Instituto Viva Vida, o CPCD disponibilizou todas as suas pedagogias e tecnologias, experiências e aprendizados acumulados ao longo de 29 anos, como alternativas e possibilidades concretas de se construir plataformas de transformação social e comunidades saudáveis.

O conceito de plataforma pressupõe a existência de uma causa comum ou de uma bandeira em torno da qual todos os atores – pessoas e instituições – e todos os recursos técnicos, humanos e materiais convergem, visando o alcance do objetivo principal.

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing