Projeto Comunidade Saudável

São Nicolau e Novo São Norberto – São Paulo/SP

O Projeto “Comunidade Saudável — Jardim São Nicolau e Novo São Norberto” surgiu do desejo da Fundação Afonso Brandão Hennel em intervir em um território de modo sistêmico e de acordo com as demandas apresentadas.

A partir de 2018, Fundação e CPCD assumiram juntos o compromisso de investir no desenvolvimento local das comunidades São Nicolau e Novo São Norberto, que ficam na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo/SP.

A exemplo do projeto vizinho — Vargem Grande Comunidade Saudável — que já colhe bons frutos de mobilização e transformação, a iniciativa visa contribuir para a transformação de São Nicolau e Novo São Norberto em Comunidades Saudáveis, tendo os 16 princípios da “Carta Terra”, como os norteadores de todas as ações.

 

O ponto de partida tem sido conhecer os potenciais desses territórios e identificar seus pontos luminosos, formar um time de agentes comunitários de desenvolvimento e colocar em prática e à disposição todas as pedagogias desenvolvidas pelo CPCD.

Os primeiros passos para a construção de uma Comunidade Saudável em São Nicolau e Novo São Norberto já estão dados: ações educacionais com crianças pequenas, através do Projeto Sementinha (ou “A escola debaixo do pé-de-manga”); parcerias locais com creches, escola, associações, Unidade Básica de Saúde e agentes de saúde; cinema itinerante, mediações de leitura e muitas oficinas comunitárias e jogos. Tudo para convocar e envolver crianças, jovens e adultos para a causa proposta pelo projeto.

Relatórios

RF: Fotográfico / RT:  Técnico / RA: Atividades

Parceiro

Onde estamos:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing