O que é?

Projeto Júpiter – Formação lideranças Jovens para a construção de comunidades saudáveis, desenvolvido pelo CPCD em parceria com a Fundação Renova. Atua nos municípios de Mariana, Barra Longa , Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado em Minas Gerais.

Serão formados 100 jovens lideranças – “Júpiteres”, para atuarem sistematicamente com a população jovem e alavancar, junto à comunidade de cada município, o envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios.

Tendo como principais premissas:
Empoderamento juvenil- despertar no jovem o sentimento de quê “eles podem”: transformar sua realidade, transformar sua comunidade, ser mais solidário e protagonista em seu território.

Compromisso ambiental – desenvolver um olhar sobre a bacia hidrográfica, aprender técnicas e ser estimulado a desenvolver ações de intervenção onde estão: “MEU LUGAR É AQUI”.

Valores humanos e culturais – Descobrir e reconhecer o potencial de cada jovem, de cada comunidade/município e colocar esse potencial a serviço de um projeto de intervenção coletiva, sonhado, planejado e executado pelos jovens com todo apoio, formação e acompanhamento técnico do CPCD. Os saberes e fazeres locais são a principal matéria-prima de transformação social e educacional.

Protagonismo juvenil- Serão selecionados no mínimo 5 projetos, 1 em cada município. Os jovens terão aporte financeiro e acompanhamento/mentoria, para viabilizar a implantação dos projetos selecionados.

Quando vai acontecer ?

De janeiro de 2020 a dezembro de 2021.

O Projeto já iniciou a fase de mapeamento e diagnóstico nos municípios!

As inscrições para a formação serão a partir do mês de agosto/20.

Se você é jovem e tem o sonho de transformar sua comunidade e gerar mais oportunidades de aprendizagens e engajamento para outros jovens, venha participar! Você e seus amigos podem tornar esse sonho realidade. Fique de olho !

Quem pode participar?

Jovens de 15 a 29 anos, residentes em Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, que queiram se engajar com causas coletivas para a promoção da transformação social de suas comunidades, através da criação e implementação de ações e projetos educacionais, socioambientais e culturais.

Onde irá acontecer?

A formação e implementação dos projetos criados pelos jovens acontecerão nos seus municípios de origem: Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Sensibilização / Adesão / Envolvimento comunitário / Diversidade e heterogeneidade/ Participação : tempo e vontade!

– Formação de 100 horas, nos 5 municípios, de um “time de lideranças jovens”: os “Júpiteres”

– Oficinas de capacitação para novos Júpiters: elaboração de projetos socioambientais específicos: divulgação e orientações para elaboração de propostas.

– Mentoria-acompanhamento dos jovens nas atividades, elaboração dos projetos e implementação das propostas aprovadas.

– Cobertura dos custos para as formações, transporte, alimentação e execução das ações.

– Certificado de conclusão para os 100 jovens, ao final da formação .

Contato:

Parceiro:

Este Programa trata-se do Programa de Compensação aos atingidos pelo rompimentos da barragem de mineração ocorrido em novembro de 2015 na Bacia do Rio Doce.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing