Projeto estimula ações comunitárias em Barra Longa

Projeto estimula ações comunitárias em Barra Longa

Você já pensou na cidade em que gostaria que seus filhos vivessem? E seus netos e tataranetos? Esse sonho pode até parecer distante ou incerto, mas um grupo de barralonguenses acredita que a comunidade do amanhã é resultado de ações positivas no presente.

A estudante de Direito Anna Cecília de Souza, de 18 anos, que mora no município desde os três anos, sonha com uma Barra Longa onde as pessoas pensem e ajam coletivamente para conquistar o que elas desejam.

Ela e outros 13 moradores, entre jovens, donas de casa e agricultores, deram os primeiros passos dessa trajetória quando participaram de uma formação, com a ideia de torná-los agentes de desenvolvimento comunitário, que tem por causa a bandeira do projeto Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável.

“A ideia do projeto é buscar o empodimento* das pessoas, despertar e desenvolver a consciência ambiental e a satisfação econômica da comunidade, unindo saberes, fazeres e quereres em torno de um município melhor para todos”, diz Onésima Mourthé, educadora do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

A organização não-governamental, criada pelo educador e antropólogo Tião Rocha, firmou um convênio com a Fundação Renova para o desenvolvimento do projeto, que faz da cultura local a matéria-prima para a transformação social. A partir da mobilização do CPCD na cidade, foram selecionados dez dos 14 participantes para atuarem como Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis. O grupo passou por quatro semanas de formação em Barra Longa e uma semana de residência social em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, onde o CPCD atua desde 1998.

“Aprendi muitas tecnologias sociais que podem ser aplicadas em Barra Longa e como as coisas podem ser dinâmicas, diferentes e inovadoras”, conta Anna. Um minidocumentário contando essa experiência foi produzido por jovens de Araçuaí e divulgado em sessões de cinema espalhadas por Barra Longa.

Pintura com Tinta de terra
Primeira oficina de miniviveiros com produtos recicláveis
Mediação de Leitura

 

 

Fonte:  Terra da Gente – Informativo Fundação Renova – Edição 3

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Projeto Cuidadores em Saúde

Cuidar da saúde das pessoas de 6 comunidades maranhenses e quilombolas pelo lado cheio do copo. Como? Focando na promoção da saúde feita pela própria comunidade, vizinho cuidando de vizinho. Conheça o projeto “Cuidadores em Saúde” e inspire-se!