Parelheiros Saudável: Territórios Abraçados
PARELHEIROS / SP
A Plataforma PARELHEIROS SAUDÁVEL TERRITÓRIOS ABRAÇADOS tem como objetivo promover processos de transformação social e construção de comunidades saudáveis em Parelheiros, periferia localizada no extremo sul da cidade de São Paulo.
As ações inspiradas pelas pedagogias e tecnologias sociais do CPCD, pelos 16 princípios da Carta Terra e pela encíclica Laudato Si se espalham por 6 bairros – Barragem, Colônia, Jardim Silveira, Nova América, São Norberto e Vargem Grande. Este último bairro, onde vivem 15 mil famílias e 50 mil moradores, abriga a sede do projeto.
A região é classificada como zona rural e como área de proteção ambiental, com a maior área verde por habitante do município, que contribui na renovação dos ares da cidade e fornece um terço das águas consumidas na região metropolitana.
Parelheiros (com 151.339 habitantes ao total) é o distrito com a maior proporção de crianças pequenas de São Paulo e 50,5% da sua população é de jovens entre 0 e 29 anos. A região possui grandes desafios socioeconômicos, com índices que revelam a desigualdade regional, mas por outro lado oferece riquezas naturais e ambientais que criam oportunidades para seus moradores para o “presente do futuro” deste território.
A missão de fazer de Parelheiros o melhor lugar do mundo para nascer e viver é assumida pelo time de Agentes de Desenvolvimento de Comunidades Saudáveis e acontece a partir de diversas ações:
- Alfabetização de adultos e idosos;
- Permacultura em hortas comunitárias e quintais saudáveis;
- Pinturas de tinta de terra que embelezam casas e muros e criam uma identidade local; banco da solidariedade com trocas afetivas de saberes e fazeres;
- Jovens guardiões que se envolvem com os bairros em que moram e ampliam suas aprendizagens;
- Adoção de ruas e seus moradores;
- Cuidados com a primeira infância desde a barriga;
- Casa do Meio do Caminho, que acolhe gestantes e mães;
- Livros espalhados em algibeiras e mediações de leitura.
O projeto Parelheiros Saudável – Territórios Abraçados é hoje uma referência de mobilização, engajamento comunitário e articulação com serviços públicos e organizações locais. Este feito tem atraído parcerias e escolhas do território para o desenvolvimento de projetos e negócios sociais.
