Projeto Fabriquetas

Núcleo de Produção de Tecnologias Populares

Das fabriquetas de sabão às de sofisticados doces cristalizados de frutas nativas brasileiras, objetos de arte em ferro, madeira e cerâmica, este projeto acumulou mais de 2000 tecnologias populares de baixo custo, apropriadas e adaptadas. O resultado tem sido a implantação de unidades de produção e criação de formas, instrumentos de organização coletiva e auto-gestão, criação de oportunidades de trabalho a partir dos saberes, fazeres, soluções e alternativas comunitárias, consolidação de núcleos de economia solidária e geração de rendas para jovens.

Além da produção de doces e licores artesanais, os jovens também confeccionam jogos educacionais, papel artesanal, tecelagem e crochê, artefatos em madeira, cerâmica e ferro.

 

As Fabriquetas

As fabriquetas são núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam o fortalecimento da renda familiar. São auto-suficientes, e encontram-se no estágio de expansão de produção e comercialização regionalizada, caminhando gradativamente para sua autonomia administrativo-financeira, gerando renda e trabalho regular para os seus participantes.

Em Curvelo ficam as fabriquetas “Arte em Madeira”, “Objetos de adorno, Cestas e embalagens”, “Doces, compotas, licores e geléias”, “Papelarte”, “Arte em sucata de ferro”, Construtora e Imobiliária “Pra Quem Sabe Voar” e “Bordados”. Em Araçuaí encontram-se as fabriquetas “Bambuzeria”, “Designer em cerâmica” , “Arte em sucata de ferro”, “Tinta de terra”, “Moda Jequitinhonha” e  Fabriqueta de “Softwares” e, finalmente, em Raposos, ficam as fabriquetas “Bolsas de lona”, “Vassouras de garrafa PET” e “Casas de passarinho”.

Casa de oficinas

Reunir jovens e adultos, mulheres e homens das zonas rurais e bairros carentes nas cidades onde atuamos – Curvelo, São Francisco, Brasília de Minas, Icaraí, Januária, São Romão, Urucuia – para, a partir de seus saberes e fazeres tradicionais, resgatar a auto-estima, provocar a busca de alternativas materiais para minimizar as carências, produzir sistematicamente e comercializar os produtos dessas fabriquetas.

 

 

Cooperativa Dedo de Gente

A Cooperativa “Dedo de Gente”, criada em 1996 é formada por diversos grupos de produção (as”Fabriquetas”) e dirigida por jovens que juntaram seus esforços e energias para desenvolverem-se coletivamente.

Com sede em Curvelo e várias unidades de produção no norte de Minas, a “Dedo de Gente” busca resgatar saberes e fazeres populares, reforçando a crença na utilização de materiais alternativos, estimulando a valorização sócio-cultural, a prática do trabalho comunitário e a coletivização dos processos de produção.

Reportagens

Contatos

Onde estamos

Curvelo

  • Pça. Santuário, 65 – Centro – Curvelo/MG | (38) 3722-8808

__________

Araçuaí 

  • Ruaa Dom Serafim, 377.B – Araçuaí/MG | (33) 3731-1052 |
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Projeto Cuidadores em Saúde

Cuidar da saúde das pessoas de 6 comunidades maranhenses e quilombolas pelo lado cheio do copo. Como? Focando na promoção da saúde feita pela própria comunidade, vizinho cuidando de vizinho. Conheça o projeto “Cuidadores em Saúde” e inspire-se!