Estação Conhecimento

Arari – Maranhão

Uma Estação Conhecimento deve ser sempre um “lugar” inserido num “território” natural e humano que o abriga, um “lugar” onde se inicia como “um ponto de partida” ou como uma “parada estratégica”, visando produzir todos os “conhecimentos” necessários – no presente do presente e no presente do futuro – para que este “território” e a “comunidade” que o formam seja um lugar sustentável e humanizado, para todos, para sempre. Então, propomos que a Estação Conhecimento de Arari seja, conceitual e concretamente, este “este lugar, usina-geratriz de incubadoras sociais e tecnológicas, fonte permanente de conhecimentos dos saberes, dos fazeres e dos quereres da comunidade de Arari disponibilizados e que nos façam melhores – mais humanos, mais dignos e mais solidários – para que a Vida seja viável e sustentável, para todos, para sempre”.

Em síntese na Estação Conhecimento de Arari deverão estar presentes: (1) a Carta da Terra como princípio, (2) o Território como ponto de partida e de chegada, (3) a diversidade cultural como riqueza, (4) o aprendizado como meio, (5) a educação como fim, (6) o desenvolvimento local e sustentável como causa, (7) a incubadora de projetos como estratégia.

Metodologia / Estratégia

Ao definir a Estação Conhecimento como este lugar, ”usina-geratriz de conhecimentos dos saberes, dos fazeres e dos quereres em benefício da comunidade de Arari”, significa transformá-la numa “usina de Incubadoras Sociais e Tecnológicas”, comprometidas técnica e eticamente com o desenvolvimento sustentável, pleno e integral, do município de Arari. Neste sentido todas as incubadoras a serem implementadas, ao longo dos anos, na Estação Conhecimento de Arari, deverão se pautar pelas seguintes premissas e princípios norteadores:

Gestão de Futuro: planejamento do futuro das incubadoras sociais e tecnológicas (serviços, negócios e ofícios), construindo as “pontes” necessárias com as necessidades-e-oportunidades no presente.


Impactos Positivos: investimento em novos modelos de serviços, ofícios, produtos e negócios para impactos positivos, transformadores e benefícios coletivos.


Lugares Humanizados: construção de novos modelos e práticas de humanização e cuidados locais em educação, saúde e meio ambiente, de longo prazo, para todos, para sempre.


Relações Duradouras: investimento em novos modelos de relacionamento junto aos diversos segmentos comunitários para o desenvolvimento local e sustentado.


Para além do Lucro: novo significado, novo cidadão e novo paradigma para a solidariedade comunitária.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing