Cuidadores em Saúde

Quilombos Jaibara dos Nogueiras, Oiteiro dos Nogueiras e Pedrinhas – Itapecuru Mirim/MA

Somando ao esforço do “Projeto Nos Trilhos” e com base no seu aprendizado foi identificada uma nova demanda: a formação de Cuidadores em Saúde para atuar em 3 quilombos da região, localizados no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão.

É possível encontrar nas comunidades “ cuidadores natos”, gente que se importa com o outro de forma generosa e solidária.

Propomos uma inversão de lógica: oferecer informações científicas a pessoas que possuem aptidões relacionais e postura solidária e generosa, moradoras das comunidades-alvo, como forma de garantir o bom atendimento em saúde dessas comunidades.

Quanto maiores as dificuldades socioeconômicas de um grupo, sobretudo os habitantes do meio rural, como é o caso das comunidades tradicionais quilombolas, mais difícil é o acesso ao SUS, (ainda pouco “andarilho”). Da mesma forma, para estes grupos, maior a dificuldade em ter seus saberes e fazeres reconhecidos e integrados ao discurso oficial sobre a saúde.

O Projeto almeja contribuir com a responsabilidade da ESF – Estratégia Saúde da Família, no sentido do cuidado e da educação para a saúde mais do que no tratamento da doença.

A prática de três ações (proteger, promover e prevenir) necessita de cuidadores éticos, curiosos, aptos a aprender junto com as comunidades, e que centra sua ação fora dos settings institucionais tradicionais como Unidades Básicas de Saúde ou hospitais. Ele deverá ser o agente que promove o cuidado mais inicial, aquele que ensina a “desconfiar” (que é o protocuidado) de que algo não vai bem e, que orienta-se, principalmente, por promover educação em saúde.

A capacitação de novos Cuidadores terá como tônica ir além da perspectiva técnica, para formar pessoas capazes de acolher e incluir a população atendida, “cuidadores em saúde andarilhos”. O projeto espera trazer uma experiência inovadora para o Sistema Único de Saúde – SUS, entendendo a atenção em saúde como uma visão para cuidados básicos e de prevenção com foco na saúde e não nas doenças.

Objetivo geral:

Implantar uma rede de cuidados comunitários de saúde em nível de prevenção de doenças e de agravos em saúde em 3 quilombos da Baixada Maranhense, através da formação inovadora de novos Cuidadores em Saúde.

Objetivos específicos:

  • Formar 4 Cuidadores em Saúde, capazes de reaplicar metodologias, técnicas, valores e aprendizado;
  • Estimular parceria dos novos cuidadores com a Estratégia de Saúde da Família e equipe de Saúde da Família locais;
  • Manter controlados os casos de diabetes, hipertensão e hanseníase nas comunidades atendidas;
  • Diminuir a mortalidade infantil neonatal nas comunidades atendidas.

Relatórios

RF: Fotográfico / RT:  Técnico / RA: Atividades

Parceiro

Onde estamos:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing