Image Image Image Image Image

facebook  |  twitter  |  scribd  |  issuu  |  youtube  |  vídeo galeria  |  webmail 

Scroll to Top

To Top

Sítio Maravilha

 

Sítio Maravilha

Instituto de Permacultura do Vale do Jequitinhonha

banner4_sitiomaravilha
banner2_sitiomaravilha
banner_sitiomaravilha
banner3_sitiomaravilha
banner5_sitiomaravilha
Cidade: Araçuaí / MG

O Sítio pertence à Ação Social Santo Antônio (organização local parceira) e foi cedido em regime de comodato ao CPCD para a implantação do Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha. Desde 2005, o Sítio Maravilha é um laboratório de tecnologias alternativas e uma referência para as práticas de permacultura na região. Com as atividades aplicadas, desenvolvidas e compartilhadas, o Sítio se mantém como modelo de desenvolvimento integrado, harmônico e sustentável para o Vale do Jequitinhonha e o semiárido brasileiro.

No sítio são realizadas oficinas diversas com objetivo da disseminação de tecnologias, tais como hortas mandala, espiral de ervas, círculos de bananeira, produção de composto orgânico, pintura de tinta de terra, produção de mudas, cozinha experimental- para aproveitamento máximo dos produtos disponíveis ali, tais como os peixes (filetamento, produção de farinha de ossos de peixe, etc.), outros animais (coelhos, codornas, porcos) e também as frutas e legumes. Essas experiências são disseminadas pelas comunidades da região.

O Sítio Maravilha, localizado a 28 km da sede municipal, é banhado pelo rio Jequitinhonha e pertence à Ação Social. Foi cedido ao CPCD para a implantação do Centro de Permacultura do Vale do Jequitinhonha. Com esse trabalho, está se tornando referência em tecnologias socioambientais aplicadas.Quem vem chegando da cidade logo percebe a diferença: o ar mais úmido, a paisagem mais verde, muitos passarinhos e borboletas… São 12 hectares de áreas cultivadas em sistemas ecológicos, o que cria um microclima fértil e abundante. Prova concreta que é possível recuperar o solo judiado do sertão, de forma simples e barata. 

Banana, abóbora, quiabo, berinjela, laranja, abacaxi, acerola, serigüela, manga, jiló, feijão, mandioca, muitas variedades de verduras e temperos: a diversidade é essencial em um sistema permacultural de produção. O Sítio produz mais de  9 toneladas anualmente de alimentos, que abastecem projetos sociais em  Araçuaí, beneficiando todos os dias mais de 300 crianças. 

O Sítio aplica também alternativas para manejo racional das águas, saneamento ecológico e bioconstruções. Está sendo desenvolvida uma agrofloresta e sistemas de aqüicultura e criação de pequenos animais. O objetivo é demonstrar possibilidades de produção em harmonia com a natureza para agricultores e estudantes. A cada ano, o Sítio recebe cerca de 200 pessoas em cursos, oficinas e visitas guiadas. 

O Sítio teve seu planejamento orientado pelos Institutos de Permacultura de Cerrado, da Amazônia e da Pampa, aprendendo com grandes mestres da permacultura no Brasil,Com as práticas realizadas no Sítio, descobrimos.que.o homem não precisa ficar simplesmente garimpando, tirando o que a terra tem de melhor, sem nada devolver a ela. É preciso haver uma relação de troca, cuidado e respeito.

Compartilhe
 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

 

 

Publicações

  Baixar Publicação

 

Vídeo Galeria

Onde estamos?

Parceiros

Ação Social Santo Antônio

Ação Social Santo Antônio

Petrobras Ambienta

Petrobras Ambienta

Petrobras

Petrobras

Governo Federal

Governo Federal