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Ser Criança

Projeto “Ser Criança”

(ou educação pelo brinquedo) – Araçuaí / Minas Gerais

Estudar brincando, plantar e comer, conversar e aprender, jogar e cantar, criar e ensinar, pintar e limpar, fazer e reciclar, dançar e sonhar, ser e ousar, respeitar e crer, rir e cuidar-se, são alguns, dos muitos verbos praticados no dia-a-dia deste projeto por centenas de meninos e meninas, em horários complementares à escola formal e em espaços comunitários repletos de alegria, prazer e generosidade.

Todas as situações vividas pelas crianças, das mais rotineiras às mais ocasionais, são encaradas como “conteúdos educacionais” significativos.

Todos os espaços comunitários ocupados pelos participantes são convertidos em “espaços de aprendizagem” e todas as escolas em “centros de cultura comunitária”.

Todas as pessoas participantes da vida das crianças são consideradas educadoras, independentemente de idade ou função, sejam eles pais, colegas, além dos professores.

A regra geral na aplicação dessa filosofia é o respeito às diferenças e singularidades individuais: cada ritmo, cada fazer, cada saber. O projeto, mais do que uma iniciativa social, tornou-se uma tecnologia educacional ao ser implantado através da Lei Municipal de Educação em municípios como São Francisco e Araçuaí/MG.

 

Nossos Objetivos

 

  • Através de atividades complementares à escola, promover ações afirmativas no cotidiano de crianças de 7 a 14 anos, atuando contra o fracasso escolar e pessoal.
  • Por meio da implementação de cada atividade, proporcionar aos alunos o senso de responsabilidade consigo próprios, com os colegas e com os diversos ambientes em que transitam em seu cotidiano.
  • Auxiliar crianças e adolescentes, em sua vida cotidiana, dentro e fora do contexto escolar, na busca de experiências produtivas, da apropriação dos elementos de seu mundo no próprio crescimento pessoal.
  • Desenvolver atividades que valorizem e aprimorem os saberes populares específicos de cada comunidade.
  • Promover amplo diagnóstico que permita uma intervenção positiva dos educadores e das próprias atividades do projeto na vida das crianças por meio de ações integradas e de mão-dupla entre o projeto e a família, entre o projeto e a escola, e entre o projeto e a comunidade, numa cadeia de ações afirmativas.

Reconhecimento

Ao receber o 1º prêmio, o projeto Ser Criança, teve seu reconhecimento como experiência criativa e inovadora na área de educação fundamental, ganhando visibilidade em nível local, regional e nacional.

  • 1º lugar no 1o. Concurso Prêmio Itaú/UNICEF – “Educação & Participação” – 1995, entre 406 concorrentes de todo o Brasil, novembro de 1995.
  • Prêmio Criança – Área de Educação – Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança – 1995
  • Prêmio Fundação Odebrecht/UNICEF – O Adolescente por uma Escola Melhor – 1995

Início: 1985

  Ser Criança- Araçuai- Vencedor do Prêmio Itaú Unicef – Categoria Regional Minas Gerais- 2013

Cidades beneficiadas: Curvelo, São Francisco e Araçuaí, Januária, São Romão (MG), Vitória (ES), Rosário, Miranda do Norte, Pinheiro e Itapecuru Mirim (MA), Santo André (SP), Belmonte, Santa Cruz de Cabrália, Eunápolis, Itabela, Itagimirim, Itapebí, Porto Seguro (BA), Nampula e Maputo-Moçambique.

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Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.