Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Raposos Sustentável

Projeto Raposos Sustentável

Plataforma para convergência de tecnologias sociais

O Projeto Raposos Sustentável, que teve início em agosto de 2009, é resultado do desejo da ANGLOGOLD ASHANTI compartilhado com o CPCD, no sentido de mobilizar a comunidade Raposense e integrar suas potencialidades e as competências das suas lideranças comunitárias e instituições locais, em torno de um objetivo-e-desafio comum: contribuir para a transformação social do município. Além disso o Projeto identifica os “pontos luminosos” comunitários, fazendo-os convergir e se integrar em uma plataforma em prol de uma Raposos mais sustentável, razão para qual cada uma das lideranças comunitárias e instituições devem convergir – e não transferir – seus pontos luminosos, suas tecnologias, suas expertises, seus talentos.

A educação popular, desenvolvimento comunitário e valorização da cultura local são as bases dessa proposta, alinhada com as metodologias educacionais do CPCD.

A Casa Verde é um espaço referência da cultura local e incentivo a leitura, onde funcionam gratuitamente diversas atividades como o Banco do Livro (espaço para troca de livros com acervo de 10.060 livros), Banco de jogos e brinquedos educativos, exposições, cinema itinerante, oficinas comunitárias, terminais de pesquisa (05 computadores com acervo de mais de 30 enciclopédias virtuais e acesso a internet), acervo de pesquisas sobre Raposos, biblioteca infantil (acervo de 1.000 livros), encontros de poetas e escritores locais para lançamento de suas obras, Banco da Solidariedade com aulas gratuitas (inglês, violão e informática), utilização do espaço para reuniões e eventos de diversas instituições locais, onde funciona inclusive a Biblioteca Pública Municipal que está sob a gestão do CPCD desde 2010, com acervo revitalizado e atualizado de mais de 7.500 livros, assinaturas de jornais, revistas e gibis e mais de 1.400 leitores cadastrados.

Além da Casa Verde, a instituição desenvolve atividades diversas em algumas escolas públicas e bairros e tem parcerias e trabalhos realizados com a Secretaria de Educação, ASCAR, Casa de Gentil, algumas escolas locais e NEAPA. Ainda em Raposos, o CPCD realiza trabalhos juntamente com a Cooperativa Dedo de Gente, tendo como propósito gerar possibilidades de desenvolvimento humano e profissional, realizando trabalhos de formação de jovens e adultos e geração de renda, através de suas fabriquetas de economia solidária (Casas de Passarinho, Vassouras, Costura, Jardinagem), comprometidos com os valores da cultura local.

O desenvolvimento sustentável e a necessidade de equilíbrio e harmonia entre as variáveis econômicas, sociais e ambientais, traz em si muitos desafios, principalmente culturais, porque implica necessariamente em outro jeito de “olhar” e na mudança de atitude de todos frente a construção de novos paradigmas, nosso maior desafio em Raposos.

Relatórios

RF: Fotográfico / RT:  Técnico / RA: Atividades

Informativos

Raposos Sustentável ano 6 . nº 69

Ler »

Raposos Sustentável ano 6 . nº 68

Ler »

Raposos Sustentável ano 6 . nº 67

Ler »

Parceiros

Onde estamos

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.