Projeto Comunidade Saudável

São Nicolau e Novo São Norberto – São Paulo/SP

O Projeto “Comunidade Saudável — Jardim São Nicolau e Novo São Norberto” surgiu do desejo da Fundação Afonso Brandão Hennel em intervir em um território de modo sistêmico e de acordo com as demandas apresentadas.

A partir de 2018, Fundação e CPCD assumiram juntos o compromisso de investir no desenvolvimento local das comunidades São Nicolau e Novo São Norberto, que ficam na região de Parelheiros, zona sul de São Paulo/SP.

A exemplo do projeto vizinho — Vargem Grande Comunidade Saudável — que já colhe bons frutos de mobilização e transformação, a iniciativa visa contribuir para a transformação de São Nicolau e Novo São Norberto em Comunidades Saudáveis, tendo os 16 princípios da “Carta Terra”, como os norteadores de todas as ações.

 

O ponto de partida tem sido conhecer os potenciais desses territórios e identificar seus pontos luminosos, formar um time de agentes comunitários de desenvolvimento e colocar em prática e à disposição todas as pedagogias desenvolvidas pelo CPCD.

Os primeiros passos para a construção de uma Comunidade Saudável em São Nicolau e Novo São Norberto já estão dados: ações educacionais com crianças pequenas, através do Projeto Sementinha (ou “A escola debaixo do pé-de-manga”); parcerias locais com creches, escola, associações, Unidade Básica de Saúde e agentes de saúde; cinema itinerante, mediações de leitura e muitas oficinas comunitárias e jogos. Tudo para convocar e envolver crianças, jovens e adultos para a causa proposta pelo projeto.

Relatórios

RF: Fotográfico / RT:  Técnico / RA: Atividades

Parceiro

Onde estamos:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Fechar Menu

Amigos e parceiros, cuidar das pessoas e da nossa Mãe Terra é função de todos!

Seguimos nessa causa coletiva! Agora mais do que nunca, estamos todos engajados na preservação da vida e no cuidado com o próximo.

Seguindo as orientações e instruções da OMS e do Ministério da Saúde, em relação ao Coronavírus (COVID-19), comunicamos que as atividades da instituição estão reduzidas.

Parte da equipe está em casa trabalhando “home office” e outra parte que ainda se encontra em campo, está seguindo as instruções de segurança: nenhuma ação que aglomere pessoas ou em ambientes fechados estão sendo realizadas.


Algumas sedes se mantém abertas para informação da comunidade.

Estamos a disposição para contato e encaminhamentos necessários que possam ser realizados on-line, por e-mail e pelos nossos telefones. #vaitudoficarbem