O que é?

Projeto Júpiter – Formação lideranças Jovens para a construção de comunidades saudáveis, desenvolvido pelo CPCD em parceria com a Fundação Renova. Atua nos municípios de Mariana, Barra Longa , Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado em Minas Gerais.

Serão formados 100 jovens lideranças – “Júpiteres”, para atuarem sistematicamente com a população jovem e alavancar, junto à comunidade de cada município, o envolvimento e engajamento com a revitalização local e regional dos territórios.

Tendo como principais premissas:
Empoderamento juvenil- despertar no jovem o sentimento de quê “eles podem”: transformar sua realidade, transformar sua comunidade, ser mais solidário e protagonista em seu território.

Compromisso ambiental – desenvolver um olhar sobre a bacia hidrográfica, aprender técnicas e ser estimulado a desenvolver ações de intervenção onde estão: “MEU LUGAR É AQUI”.

Valores humanos e culturais – Descobrir e reconhecer o potencial de cada jovem, de cada comunidade/município e colocar esse potencial a serviço de um projeto de intervenção coletiva, sonhado, planejado e executado pelos jovens com todo apoio, formação e acompanhamento técnico do CPCD. Os saberes e fazeres locais são a principal matéria-prima de transformação social e educacional.

Protagonismo juvenil- Serão selecionados no mínimo 5 projetos, 1 em cada município. Os jovens terão aporte financeiro e acompanhamento/mentoria, para viabilizar a implantação dos projetos selecionados.

Quando vai acontecer ?

De janeiro de 2020 a dezembro de 2021.

O Projeto já iniciou a fase de mapeamento e diagnóstico nos municípios!

As inscrições para a formação serão a partir do mês de agosto/20.

Se você é jovem e tem o sonho de transformar sua comunidade e gerar mais oportunidades de aprendizagens e engajamento para outros jovens, venha participar! Você e seus amigos podem tornar esse sonho realidade. Fique de olho !

Quem pode participar?

Jovens de 15 a 29 anos, residentes em Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, que queiram se engajar com causas coletivas para a promoção da transformação social de suas comunidades, através da criação e implementação de ações e projetos educacionais, socioambientais e culturais.

Onde irá acontecer?

A formação e implementação dos projetos criados pelos jovens acontecerão nos seus municípios de origem: Mariana, Barra Longa, Ponte Nova, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Sensibilização / Adesão / Envolvimento comunitário / Diversidade e heterogeneidade/ Participação : tempo e vontade!

– Formação de 100 horas, nos 5 municípios, de um “time de lideranças jovens”: os “Júpiteres”

– Oficinas de capacitação para novos Júpiters: elaboração de projetos socioambientais específicos: divulgação e orientações para elaboração de propostas.

– Mentoria-acompanhamento dos jovens nas atividades, elaboração dos projetos e implementação das propostas aprovadas.

– Cobertura dos custos para as formações, transporte, alimentação e execução das ações.

– Certificado de conclusão para os 100 jovens, ao final da formação .

Contato:

  • projetojupiter@cpcd.org.br

Parceiro:

Este Programa trata-se do Programa de Compensação aos atingidos pelo rompimentos da barragem de mineração ocorrido em novembro de 2015 na Bacia do Rio Doce.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter