Coral Meninos de Araçuaí
[Nossa história]

Meninos de Araçuaí - é o nome de um coro de crianças entre 7 e 16 anos que fazem parte do projeto “Ser Criança” (da cidade de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha). Foi criado em 1998 pelo Grupo Teatral Ponto de Partida, parceiro do CPCD.

O grupo Ponto de Partida, fundado em 1980, teve sua origem como movimento cultural, comprometido com projetos de mobilização e cidadania, ligado às diversas áreas do fazer cultural como: música, literatura, artes plásticas, jornalismo e educação.

Partindo da premissa filosófica do CPCD de que criança aprende mais e melhor brincando, jogando, criando, cantando e dançando, o Ponto de Partida investiu na formação destes meninos, oferecendo oficinas de interpretação, dança e sapateado, instrumentos musicais e musicalização.

A música entrou como um grande aliado no processo de formação de cidadania, socialização, sensibilização, estética e principalmente o desenvolvimento da auto-estima. O resultado deste cuidadoso trabalho é a consagração deste coral já com um CD gravado – “Roda que Rola” – e a participação em inúmeros espetáculos, por diversas cidades brasileiras, tendo destaque “Ser Minas tão Gerais”, inclusive com a gravação do Espetáculo em DVD, com a brilhante presença de Milton Nascimento.
Espetáculos
a música significa muito mais do que uma ocupação artística;
significa o despertar para a auto-estima.

[Fatos significativos]

1998 Acontece a primeira apresentação do Coral Meninos de Araçuaí em público. Em São Paulo nas instalações da Natura Cosméticos S/A, então parceiro do CPCD com o Projeto Ser Criança.

1999 O espetáculo “Roda que Rola” dá origem ao CD, gravado ao vivo em Araçuaí, com participação do músico Gilvan de Oliveira.

2000 O Coral Meninos de Araçuaí passa a integrar o Circuito Telemig Celular de Cultura, dividindo o palco com grandes nomes da cultura mineira como “Grupo Galpão, Armatrux, Grupo Corpo, Cia. Seraquê, Cia. Burlantins, Cia. de dança 1º Ato, participando de apresentações em diversas cidades mineiras.


2002 Tem início a apresentação do espetáculo “Ser Minas tão Gerais”, que contou com a participação de Milton Nascimento, sendo apresentado em diversos estados: Minas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O espetáculo foi visto por várias personalidades do meio artístico e político, dentre elas D. Ruth Cardoso (então primeira dama), Benedita da Silva (então governadora do Rio), Viviane Senna (IAS), Fernando Montenegro (atriz), Fernando Brant (compositor e músico), dentre outros.

Também em 2002, os Meninos de Araçuaí foram presenteados com uma participação especial no CD de Milton Nascimento - “Pietá”.

Destaque
na Mídia
Em destaque...
Álbum de fotos
Álbum de Fotos
Roda que Rola
Quebra-cabeças
Quebra-cabeças
Ouvir o nosso som
Relatórios e Releases
Meninos em cena
Mapa de atendimento
Onde estamos?

a

a

2003 O Espetáculo “Santa Ceia”, lança o Projeto “Tá na mesa” do Instituto Telemig Celular e ações culturais que passaram, ao longo do ano por várias cidades de Minas Gerais e outros estados. Toneladas de alimentos foram arrecadadas, culminando na criação do Empório Solidário e Banco de Alimentos de Araçuaí, uma espécie de supermercado para a distribuição de alimentos à parcela mais carente da população do município de Araçuai.

O dinheiro arrecadado foi revertido na criação do "Cinema dos Meninos", um espaço comunitário para exibição de material audio-visual, apresentaçãoes, filmes e palestras.

2004 Coral meninos de Araçuaí, atores do Grupo Teatral Ponto de Partida e Milton Nascimento sobem ao palco para o espetáculo de gravação do DVD “Ser Minas Tão Gerais”, em abril de 2004, no Cine-Theatro Central em Juiz de Fora (MG).

2005 O DVD "Ser Minas Tão Gerais" é lançado, no Grande Teatro do Palácio das Artes, 1 ano após a gravação do Espetáculo.

2005 A Cia Fabril Lepper lança a coleção "Meninos de Araçuaí" com ilustrações criadas pelas próprias crianças.

2007 O CD "Pra Nhá Terra" é lançado, no Grande Teatro do Palácio das Artes.


2008 Coral comemora 10 anos de existência e inaugura Cinema Meninos de Araçuaí.
 
Espetáculo que deu origem ao primeiro CD do Coral Meninos de Araçuaí, gravado ao vivo no auditório do Colégio Nazareth, em Araçuaí em parceria com Ponto de Partida.

+ informações




 
Espetáculo realizado em parceria com o Projeto “Tá na mesa” do Instituto Telemig Celular e Programa "Fome Zero" do Governo Federal.


 
Espetáculo de gravação do DVD "Ser Minas Tão Gerais", com Milton Nascimento e Grupo Teatral Ponto de Partida.

+ informações



 
Espetáculo baseado nas tradições populares das Pastorinhas e Folias de Reis.

+ informações
 
Espetáculo que deu origem ao mais novo CD do Coral Meninos de Araçuaí: "Pra Nhá Terra", parceria com Grupo Ponto de Partida e Milton Nascimento.





 
Inauguração do Cinema Meninos de Araçuaí e espetáculo em comemoração aos 10 anos do Coral Meninos de Araçuaí.


Clique aqui para fechar clique sobre esses ícones no mapa para mais informações