Oficinas voltadas à saúde das comunidades

Oficinas voltadas à saúde das comunidades

Foto: Tião Rocha

A Fundação Vale e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPDC) estão promovendo, a partir desta semana, oficinas que vão contribuir para a melhoria das condições de saúde de várias famílias.

A iniciativa é resultado do projeto ‘Casa Saudável’, desenvolvido pela Fundação na comunidade de Vila Pindaré, em Buriticupu, Maranhão, que está próxima à área da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

Por meio do projeto, os moradores serão capacitados na construção de tecnologias sociais de fácil implantação, como a construção de banheiros secos, que serve como alternativa sustentável em locais sem rede de esgoto.

Os moradores de Vila Pindaré também participarão de oficinas para construção de reservatórios para captação de água da chuva, além de implantação de horta familiar para produção de alimentos. “A ideia é que os participantes das oficinas possam replicar o que aprenderam na comunidade, disseminando práticas que podem contribuir para a redução de agravos à saúde das famílias”, afirma a gerente de Saúde da Fundação Vale, Lívia Zandonadi.

Saiba mais sobre a iniciativa

O projeto Casa Saudável busca melhorar as condições de saúde da comunidade por meio do compartilhamento de tecnologias sociais de fácil implantação. Entre elas, a formação comunitária para a construção de banheiros secos, caixas de reservatório para captação de água das chuvas, implantação de horta familiar para produção de alimentos e pequenas reformas e requalificação das habitações.

Fruto de uma parceria entre a Fundação Vale e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), o Projeto Casa Saudável também mantém seu foco na melhoria das condições de acesso à água pelas famílias. Em 2013, além de suporte técnico, o projeto forneceu materiais necessários para atender 110 casas.

Fonte: Fundação Vale

Deixe uma resposta

Fechar Menu

Projeto Cuidadores em Saúde

Cuidar da saúde das pessoas de 6 comunidades maranhenses e quilombolas pelo lado cheio do copo. Como? Focando na promoção da saúde feita pela própria comunidade, vizinho cuidando de vizinho. Conheça o projeto “Cuidadores em Saúde” e inspire-se!