Image Image Image Image Image

facebook  |  twitter  |  scribd  |  issuu  |  youtube  |  vídeo galeria  |  webmail 

Scroll to Top

To Top

Bom Jesus das Selvas ganha 10 mil novas árvores em 10 minutos.

No Comments
By CPCD Bhz

On 18, dez 2014 | No Comments | In | By CPCD Bhz

Bom Jesus das Selvas ganha 10 mil novas árvores em 10 minutos.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Plantio coletivo protagonizado por famílias do município faz parte das ações do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento de iniciativa da Vale,  em parceria com o Centro Popular de Cultura.

bomjesus10ktBOM JESUS DAS SELVAS – O desafio de realizar o plantio de mudas de plantas nativas em tempo record foi aceito por cerca de 8 mil famílias que vivem em Bom Jesus das Selvas, município da Região Tocantina. E assim aconteceu no último domingo. Em 10 minutos foram plantadas 10 mil mudas.

As famílias, dispostas a contribuir com a melhoria da qualidade de vida no município se uniram a Fundação Vale, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), para integrar o programa Nos Trilhos do Desenvolvimento.

Por volta das 10h de domingo, carros de som espalhados pela cidade fizeram a contagem regressiva. O plantio coletivo se iniciou às 10h10, quando os moradores foram autorizados a iniciar o plantio das mudas. Fogos de artificio marcaram o início e o encerramento do plantio.

“A iniciativa pretende reforçar o protagonismo dos moradores como responsáveis pela melhoria do local onde vivem a partir da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis, permitindo ainda um embelezamento das ruas e a melhoria da qualidade de vida e do ar da cidade”, declarou o gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Gustavo Belesa. Os moradores de Bom Jesus têm participado ativamente do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento e, com o plantio de mudas, eles fecham o ciclo de boas iniciativas adotadas ao longo do ano.

Envolvimento – Seis bairros estiveram envolvidos na ação: Assentamento, Centrinho, Centro, Nestor Lemos, Nova Vida e Vilinha. Em cada uma dessas localidades, o programa ajudou a identificar as áreas degradadas que serão beneficiadas com o recebimento das novas árvores.

bomjesus10knCom o plantio, será possível resgatar a mata e impedir o crescimento da voçoroca, que consiste na formação de grandes buracos de erosão. As mudas foram produzidas nos municípios maranhenses que participam do programa. São espécies de árvores frutíferas como a mangueira, goiabeira c cajueiro, entre outras árvores típicas da região.

Ao longo deste ano, o Nos Trilhos do Desenvolvimento incentivou os moradores de Bom Jesus das Selvas a revalorizar o local e a comunidade por meio de diferentes ações. Entre as principais iniciativas, além da ação de plantio de árvores, está o estímulo á redução da geração de lixo e a implantação de hortas familiares.

Ações – O programa Nos Trilhos do Desenvolvimento tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio de ações em educação, geração de renda e saúde.

Entre as atividades oferecidas, destacam-se a formação de educadores sociais, curso de permacultura (produção de alimentos de forma sustentável) e cuidados intensivos aos recém-nascidos.

Fonte: Estado do Maranhão

Submit a Comment