Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Bom Jesus das Selvas ganha 10 mil novas árvores em 10 minutos.

On 18, dez 2014 | No Comments | In | By CPCD Bhz

Bom Jesus das Selvas ganha 10 mil novas árvores em 10 minutos.

Plantio coletivo protagonizado por famílias do município faz parte das ações do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento de iniciativa da Vale,  em parceria com o Centro Popular de Cultura.

bomjesus10ktBOM JESUS DAS SELVAS – O desafio de realizar o plantio de mudas de plantas nativas em tempo record foi aceito por cerca de 8 mil famílias que vivem em Bom Jesus das Selvas, município da Região Tocantina. E assim aconteceu no último domingo. Em 10 minutos foram plantadas 10 mil mudas.

As famílias, dispostas a contribuir com a melhoria da qualidade de vida no município se uniram a Fundação Vale, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), para integrar o programa Nos Trilhos do Desenvolvimento.

Por volta das 10h de domingo, carros de som espalhados pela cidade fizeram a contagem regressiva. O plantio coletivo se iniciou às 10h10, quando os moradores foram autorizados a iniciar o plantio das mudas. Fogos de artificio marcaram o início e o encerramento do plantio.

“A iniciativa pretende reforçar o protagonismo dos moradores como responsáveis pela melhoria do local onde vivem a partir da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis, permitindo ainda um embelezamento das ruas e a melhoria da qualidade de vida e do ar da cidade”, declarou o gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Gustavo Belesa. Os moradores de Bom Jesus têm participado ativamente do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento e, com o plantio de mudas, eles fecham o ciclo de boas iniciativas adotadas ao longo do ano.

Envolvimento – Seis bairros estiveram envolvidos na ação: Assentamento, Centrinho, Centro, Nestor Lemos, Nova Vida e Vilinha. Em cada uma dessas localidades, o programa ajudou a identificar as áreas degradadas que serão beneficiadas com o recebimento das novas árvores.

bomjesus10knCom o plantio, será possível resgatar a mata e impedir o crescimento da voçoroca, que consiste na formação de grandes buracos de erosão. As mudas foram produzidas nos municípios maranhenses que participam do programa. São espécies de árvores frutíferas como a mangueira, goiabeira c cajueiro, entre outras árvores típicas da região.

Ao longo deste ano, o Nos Trilhos do Desenvolvimento incentivou os moradores de Bom Jesus das Selvas a revalorizar o local e a comunidade por meio de diferentes ações. Entre as principais iniciativas, além da ação de plantio de árvores, está o estímulo á redução da geração de lixo e a implantação de hortas familiares.

Ações – O programa Nos Trilhos do Desenvolvimento tem o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio de ações em educação, geração de renda e saúde.

Entre as atividades oferecidas, destacam-se a formação de educadores sociais, curso de permacultura (produção de alimentos de forma sustentável) e cuidados intensivos aos recém-nascidos.

Fonte: Estado do Maranhão

Submit a Comment

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013 e já foi possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” (caixa para coleta de água da chuva, canteiros e espirais de ervas e temperos, hortas e banheiro compostável) junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.