Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável

On 26, jun 2018 | No Comments | In | By CPCD Bhz

Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável

“Barra Longa: Presente Do Futuro, Saudável” mobiliza Barra-longuenses para o desenvolvimento das potencialidades do município 

Na primeira fase do projeto, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha

Fazer de Barra Longa uma referência em mobilização para o desenvolvimento comunitário, com base nos princípios da Carta da Terra e da Encíclica “Laudato Si”. Esse é o principal objetivo do projeto “Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável”, uma realização do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), instituição fundada pelo antropólogo Tião Rocha, que conta com o apoio da Fundação Renova.

O objetivo do projeto é, a partir de uma perspectiva temporal de futuro pelo que pode ser feito no presente, identificar e evidenciar as potencialidades de Barra Longa. Para isso, o CPCD  mobilizou quatorze moradores, jovens e adultos, para pensar futuros possíveis para a cidade. Nessa primeira fase, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí. Desse grupo, dez foram contratados pelo projeto como Agentes Comunitários de Desenvolvimento e estão participando diariamente das atividades.

 

Moradores das cidades mineiras de Barra Longa e Araçuaí durante a troca de vivências | Foto: Divulgação

“É a oportunidade de ver o outro lado. Acredito que os conteúdos abordados vão auxiliar bastante para que possamos contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, lugar em que vivemos. É a chance de podermos enxergar as coisas de forma mais sustentável e transformadora para Barra Longa”, pontuou o jovem participante Helbert Camilo. A formação abordou temas nas áreas da educação, saúde, construção coletiva e compromisso ambiental, além de proporcionar a vivência da experiência do CPCD em Araçuaí. O intercâmbio permitiu a troca de conhecimentos, o reconhecimento e inspiração para as ações de Barra Longa.

Para Mirna Folco, da área de Engajamento da Fundação Renova, a formação possibilita, além da aprendizagem variada, o compartilhamento de experiências de vida. “Foram momentos de muita ‘mão na massa’. Ocorreram diversas intervenções, como a pintura com tinta de terra da sede da Associação de Moradores de Barra Longa e o início da instalação de ‘Quintais saudáveis’ em algumas casas. Com a intenção de estabelecer relações e provocar reflexões e transformações sobre saúde, meio ambiente, cidadania…”, disse.

Moradores das cidades mineiras de Barra Longa e Araçuaí durante a troca de vivências | Foto: Divulgação

Segundo Onésima Mourthé, do CPCD, o projeto pretende capacitar mais pessoas. “Esse é um dos pontos que almejamos com essa intervenção em Barra Longa: enxergar além do que vemos no primeiro momento, criar oportunidades de aprendizagem, resgatar a cultura local, identificar os pontos luminosos, promovendo o empoderamento do público envolvido”, afirmou.

 

Compartilhe

 

Submit a Comment

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.