Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável

“Barra Longa: Presente Do Futuro, Saudável” mobiliza Barra-longuenses para o desenvolvimento das potencialidades do município 

Na primeira fase do projeto, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha

Fazer de Barra Longa uma referência em mobilização para o desenvolvimento comunitário, com base nos princípios da Carta da Terra e da Encíclica “Laudato Si”. Esse é o principal objetivo do projeto “Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável”, uma realização do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), instituição fundada pelo antropólogo Tião Rocha, que conta com o apoio da Fundação Renova.

O objetivo do projeto é, a partir de uma perspectiva temporal de futuro pelo que pode ser feito no presente, identificar e evidenciar as potencialidades de Barra Longa. Para isso, o CPCD  mobilizou quatorze moradores, jovens e adultos, para pensar futuros possíveis para a cidade. Nessa primeira fase, os moradores participaram de quatro semanas de capacitação e de um intercâmbio em Araçuaí. Desse grupo, dez foram contratados pelo projeto como Agentes Comunitários de Desenvolvimento e estão participando diariamente das atividades.

 

Moradores das cidades mineiras de Barra Longa e Araçuaí durante a troca de vivências | Foto: Divulgação

“É a oportunidade de ver o outro lado. Acredito que os conteúdos abordados vão auxiliar bastante para que possamos contribuir com o desenvolvimento da nossa cidade, lugar em que vivemos. É a chance de podermos enxergar as coisas de forma mais sustentável e transformadora para Barra Longa”, pontuou o jovem participante Helbert Camilo. A formação abordou temas nas áreas da educação, saúde, construção coletiva e compromisso ambiental, além de proporcionar a vivência da experiência do CPCD em Araçuaí. O intercâmbio permitiu a troca de conhecimentos, o reconhecimento e inspiração para as ações de Barra Longa.

Para Mirna Folco, da área de Engajamento da Fundação Renova, a formação possibilita, além da aprendizagem variada, o compartilhamento de experiências de vida. “Foram momentos de muita ‘mão na massa’. Ocorreram diversas intervenções, como a pintura com tinta de terra da sede da Associação de Moradores de Barra Longa e o início da instalação de ‘Quintais saudáveis’ em algumas casas. Com a intenção de estabelecer relações e provocar reflexões e transformações sobre saúde, meio ambiente, cidadania…”, disse.

Moradores das cidades mineiras de Barra Longa e Araçuaí durante a troca de vivências | Foto: Divulgação

Segundo Onésima Mourthé, do CPCD, o projeto pretende capacitar mais pessoas. “Esse é um dos pontos que almejamos com essa intervenção em Barra Longa: enxergar além do que vemos no primeiro momento, criar oportunidades de aprendizagem, resgatar a cultura local, identificar os pontos luminosos, promovendo o empoderamento do público envolvido”, afirmou.

 

[divider] Compartilhe[/divider]

 

Publicações recentes

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing