Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Barra Longa em Ação

On 21, ago 2018 | No Comments | In | By CPCD Bhz

Barra Longa em Ação

Os agentes voltaram da viagem com muita vontade de fazer acontecer. Deram continuidade às ações no Morro do Cemitério e na Associação da Vila São José, como a pintura dos muros com tintas feitas à base de terra e a montagem de jardins suspensos com pneus reaproveitados.

O bairro tem recebido bem o movimento. Com a força que as oficinas itinerantes vêm ganhando, os moradores compartilham conhecimentos com os vizinhos: como produzir um bom sabão caseiro, assar um delicioso pão de cebola, preparar molhos de dar água na boca, plantar uma horta no quintal, fazer compostagem ou se alimentar de maneira mais saudável.

“A cada oficina, mais pessoas vão chegando para aprender, compartilhar e fazer junto. Desenvolver o local é buscar valores e habilidades que os moradores já têm e colocá-las em prática”, explica Onésima.

São muitas as frentes de trabalho do projeto Barra Longa: Presente do Futuro, Saudável como as oficinas de permacultura, que estimulam a criação de ambientes produtivos em harmonia com a natureza.

Na área de educação, a Algibeira Literária, que faz parte do projeto, leva crianças para lerem e ouvirem histórias dentro da biblioteca da Escola Estadual Claudionor Lopes. No integral, aulas extraclasse, preparadas com os professores, utilizam jogos pedagógicos para ensinar brincando, com temas como cidadania, raciocínio lógico, uso da linguagem, meio ambiente e direitos humanos.

E o Janela Literária, projeto de incentivo à leitura de um morador, está apoiando as ações do CPCD. Uma vez por mês, debaixo da Janela, acontece o Piquenique Literário, momento em que a leitura vira festa!

 

Fonte:  Terra da Gente – Informativo Fundação Renova – Edição 3

Legenda Capa: Contação de histórias na Escola Estadual Claudionor Lopes

Submit a Comment

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.