Image Image Image Image Image

facebook  |  twitter  |  scribd  |  issuu  |  youtube  |  vídeo galeria  |  webmail 

Scroll to Top

To Top

10 mil árvores em 10 minutos!10 mil árvores em 10 minutos!10 mil árvores em 10 minutos!10 mil árvores em 10 minutos!

No Comments
By CPCD Bhz

On 15, dez 2014 | No Comments | In | By CPCD Bhz

10 mil árvores em 10 minutos!

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Por Célia Fontinele

“Foi gratificante participar desse maravilhoso projeto, e mais ainda de ver todos colaborando com o meio ambiente e se conscientizando que o plantio de árvores é um gesto que pode se multiplicar e contribuir para a salvação do planeta.”

O depoimento é da prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião,  que participou um ato histórico no município; a plantação de 10 mil árvores em minutos.

A ação foi ontem,  14 de dezembro, a área urbana da cidade de Bom Jesus das Selvas, localizada a 10 km de Açailândia.  O desafio de realizar o plantio em tempo recorde foi aceito por cerca de oito mil famílias que vivem na região e estão dispostas a contribuir com a melhoria da qualidade de vida no município. A ação integra o programa Nos Trilhos do Desenvolvimento, uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

Por volta das 10h, carros de som anunciavam pela  cidade  a contagem regressiva. O plantio coletivo foi iniciado às 10h10, quando os moradores foram autorizados a iniciar o plantio das mudas. Fogos de artificio marcaram o início e o encerramento do plantio, que durou exatamente 10 minutos. “A iniciativa pretende reforçar o protagonismo dos moradores como responsáveis pela melhoria do local onde vivem, a partir da preservação ambiental e da adoção de práticas sustentáveis, permitindo, ainda, um embelezamento das ruas e a melhoria da qualidade de vida e do ar da cidade.

Os moradores de Bom Jesus têm participado ativamente do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento e com o plantio de mudas eles fecham o ciclo de boas iniciativas adotadas ao longo do ano”, comenta o gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale, Gustavo Belesa. Seis bairros estiveram envolvidos na ação: Assentamento, Centrinho, Centro, Nestor Lemos, Nova Vida e Vilinha. Em cada uma dessas localidades, o programa ajudou a identificar as áreas degradadas que serão beneficiadas com o recebimento das novas árvores.

Com o plantio, será possível resgatar a mata e impedir o crescimento da voçoroca, que consiste na formação de grandes buracos de erosão. As mudas foram produzidas nos municípios maranhenses que participam do programa Nos Trilhos do Desenvolvimento. São espécies de árvores frutíferas como a mangueira, goiabeira e cajueiro, entre outras árvores típicas da região.

Ao longo de 2014, o programa Nos Trilhos do Desenvolvimento incentivou os moradores de Bom Jesus das Selvas a revalorizar o local e a comunidade por meio de diferentes ações. Entre as principais iniciativas, além da ação de plantio de árvores, está o estímulo à redução da geração de lixo e a implantação de hortas familiares.

Fonte: Cecilia Fontinele

Submit a Comment