Tecnologias Sociais

Para sistematização de aprendizados o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento utiliza como metodologia de acompanhamento e avaliação: os Planos de Trabalho e Avaliação (PTA), os Indicadores de Qualidade de Projetos Sociais (IQPS) e o Monitoramento de Processos e Resultados de Aprendizagem (MPRA), tecnologias sociais que foram construídos e sistematizados pelo CPCD desde 1995, e são, permanentemente, atualizadas e aprimoradas.

Plano de Trabalho e Avaliação - P.T.A

Trata-se de um sistema lógico e concatenado de procedimentos, visando (1) a tradução dos objetivos específicos-e-conceituais em objetos operacionais-e-concretos, dissecados em suas dimensões, clareando as metas a serem permanentemente atingidas; (2) a definição dos diversos público-alvo e protagonistas do projeto; (3) a organização das perguntas importantes em função das metas; (4) o planejamento das atividades e instrumentos de ação em função das perguntas;(5) a definição dos indicadores de processo, de impactos e de resultados mensuráveis ao final das ações; e (6) a previsão de tempo, duração e responsabilidades. Como uma via de mão dupla, o PTA trabalha e avalia o alcance do objetivo sem perda do foco ou desvio dos caminho de um projeto educacional.

Indicadores de Qualidade de Projetos - IQPs

Construído, inicialmente, para responder as necessidades internas da equipe do CPCD que queria aferir o grau de qualidade de seus projetos sociais, este instrumento tornou-se uma tecnologia replicável, pois reúne índices de avaliação de qualidade para qualquer projeto educacional ou social, capaz de qualificar e quantificar indicadores de qualidade de projetos (IQP) a partir dos 12 índices-componentes:

  1. Apropriação: Equilíbrio entre o desejado e o alcançado.
  2. Coerência: Relação teoria/prática.
  3. Cooperação: Espírito de equipe, solidariedade.
  4. Criatividade: Inovação, animação/recriação.
  5. Dinamismo: Capacidade de auto-transformação segundo as necessidades.
  6. Eficiência: Identidade entre o fim e a necessidade.
  7. Estética: Referência de beleza, gosto apurado.
  8. Felicidade: Sentir-se bem com o que temos e somos.
  9. Harmonia: Respeito mútuo.
  10. Oportunidade: Possibilidade de opção.
  11. Protagonismo: Participação nas decisões fundamentais.
  12. Transformação: Passagem de um estado para outro melhor.

Monitoramento de Processos e Resultados de Aprendizagem – MPA

Esta tecnologia surgiu como necessidade da equipe do CPCD em acompanhar o desenvolvimento dos seus projetos, como um “plano de vôo” que precisa ser monitorado permanentemente, visando a possibilidade de “correções de rumo” necessárias e a mitigação dos processos e impactos negativos. Para tal formulamos 10 perguntas que são feitas mensalmente para todos os envolvidos no projeto: – Quantos iniciaram a atividade e/ou o projeto? Quantos concluíram? – Quanto tempo gastamos para realizar a atividade e/ou o módulo previsto? Foi suficiente? – Quantos produtos e/ou materiais de apoio e/ou de aprendizagem foram criados? Eles atendem aos objetivos do projeto? – O que foi feito que evidencie ou garanta que atingimos os objetivos propostos? – Como as atividades foram realizadas: foram lúdicas? Foram inovadoras? Foram educativas? – O que pode ser sistematizado? É possível construir uma “teoria do conhecimento”, já? – O que necessita ser ainda praticado para alcançar os objetivos propostos? – Se o projeto encerrasse hoje, ele estaria longe ou perto dos objetivos propostos? – Há necessidade de “correções de rumo”: nas atividades? Na metodologia? – O nosso prazer, alegria e vontade em relação ao projeto: aumentaram? Diminuíram? Por quê?

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

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