Assim nasceu o CPCD

Nasceu de nossa indignação e de nossa teimosia. Nasceu da miséria, da dor, do abandono e da esperança.

Acreditávamos que era possível criar um espaço onde as crianças pudessem de fato “ser criança”. Onde o brincar fosse a primeira “sementinha” para o estar junto, o organizar-se e o ser feliz. Onde a tinta e a madeira, a história e o sonho, a palavra e a terra, o alimento e o jogo, o canto e o trabalho fossem um pretexto para exercitar-se no aprendizado diário de crescer como ser humano, não perfeito, mas completo.

Assim, na cozinha, experimentando outros jeitos e sabores ou na horta pesquisando alternativas, a regra básica seria inventar, criar. Descobrir passadas inusitadas para antigos caminhos. Construir “fabriquetas” mil, de saberes e fazeres. Sonhávamos um espaço horizontal onde adultos e crianças misturassem suas “visões de mundo” no mesmo aprender e ensinar. Onde mexer no tacho a receita de sabão não só recuperasse remotas heranças, mas a dignidade que a sabedoria e o poder de criar restauram no homem. Ensaiar vôos nunca experimentados e mergulhar fundo em nossa cultura seria o permanente desafio. Asas e raízes, o centro dos nossos desejos. Hoje essa usina de educação está em permanente ebulição. Incorporados ao projeto, parceiros fundamentais. Forjada em nós a mesma teimosia-vocação permanente para o espaço da utopia. Onde celebramos os rituais e as festas da memória. Onde, com os pés e as mãos, amassamos o barro e o pão, recriando o sonho e a vida. Onde cantamos e dançamos nossa identidade. Onde brincamos e ousamos acreditar num tempo claro e generoso para todos meninos.

O CPCD

O CPCD é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos e de utilidade pública federal, estadual e municipal, vinculada ao 3º Setor (de natureza privada e função social pública), fundada em 1984, pelo educador e antropólogo Tião Rocha, em Belo Horizonte/MG, para atuar nas áreas de Educação Popular de Qualidade e Desenvolvimento Comunitário Sustentável, tendo a Cultura como matéria prima e instrumento de trabalho, pedagógico e institucional.

 

Missão

O CPCD se dedica à implementação e realização de projetos inovadores, programas integrados e plataformas de transformação social e desenvolvimento sustentável, destinados, preferencialmente, às comunidades e cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes onde vivem mais de 95% da população brasileira.

Visão

O CPCD pretende se tornar uma referência regional e nacional na construção de Cidades Educativas e implementação de Cidades Sustentáveis, contribuindo de forma substantiva para a consolidação dos princípios éticos, de transparência, justiça e equidade social, valorizando a diversidade cultural brasileira.

Valores

A convicção de que “Educação é algo que só ocorre no plural” e que “Desenvolvimento é geração de oportunidades”, forneceu a base para a formulação de metodologias e tecnologias sociais inovadoras;

A certeza de que só a existência de uma equipe de educadores comprometidos é condição essencial para o êxito de nossa Missão e Visão, levou o CPCD a investir, permanentemente, energias e recursos na formação destes profissionais: aprendizes permanentes, provocadores de mudanças, criadores de oportunidades, construtores de comunidades educativas e cidades sustentáveis, promotores de generosidade e cidadania.

A participação efetiva das comunidades envolvidas em todas as etapas – apreensão, consolidação e devolução – processos, impactos, produtos e resultados – dos projetos, programas e plataformas, gerando o “empodemento” comunitário, alicerce e sustentabilidade de todas as ações programáticas.

O CPCD é uma das 13 ONGs apoiadas pelo Burger King por meio do Movimento Arredondar, uma ONG que apoia outras ONGs coletando microdoações por meio do arredondamento de centavos do troco no varejo e no e-commerce.

Logo Arredondar e BurgueKing