Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Fabriquetas

Projeto Fabriquetas

Núcleo de Produção de Tecnologias Populares

Das fabriquetas de sabão às de sofisticados doces cristalizados de frutas nativas brasileiras, objetos de arte em ferro, madeira e cerâmica, este projeto acumulou mais de 2000 tecnologias populares de baixo custo, apropriadas e adaptadas. O resultado tem sido a implantação de unidades de produção e criação de formas, instrumentos de organização coletiva e auto-gestão, criação de oportunidades de trabalho a partir dos saberes, fazeres, soluções e alternativas comunitárias, consolidação de núcleos de economia solidária e geração de rendas para jovens.

Além da produção de doces e licores artesanais, os jovens também confeccionam jogos educacionais, papel artesanal, tecelagem e crochê, artefatos em madeira, cerâmica e ferro.

 

As Fabriquetas

As fabriquetas são núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam o fortalecimento da renda familiar. São auto-suficientes, e encontram-se no estágio de expansão de produção e comercialização regionalizada, caminhando gradativamente para sua autonomia administrativo-financeira, gerando renda e trabalho regular para os seus participantes.

Em Curvelo ficam as fabriquetas “Arte em Madeira”, “Objetos de adorno, Cestas e embalagens”, “Doces, compotas, licores e geléias”, “Papelarte”, “Arte em sucata de ferro”, Construtora e Imobiliária “Pra Quem Sabe Voar” e “Bordados”. Em Araçuaí encontram-se as fabriquetas “Bambuzeria”, “Designer em cerâmica” , “Arte em sucata de ferro”, “Tinta de terra”, “Moda Jequitinhonha” e  Fabriqueta de “Softwares” e, finalmente, em Raposos, ficam as fabriquetas “Bolsas de lona”, “Vassouras de garrafa PET” e “Casas de passarinho”.

Casa de oficinas

Reunir jovens e adultos, mulheres e homens das zonas rurais e bairros carentes nas cidades onde atuamos – Curvelo, São Francisco, Brasília de Minas, Icaraí, Januária, São Romão, Urucuia – para, a partir de seus saberes e fazeres tradicionais, resgatar a auto-estima, provocar a busca de alternativas materiais para minimizar as carências, produzir sistematicamente e comercializar os produtos dessas fabriquetas.

 

 

Cooperativa Dedo de Gente

A Cooperativa “Dedo de Gente”, criada em 1996 é formada por diversos grupos de produção (as”Fabriquetas”) e dirigida por jovens que juntaram seus esforços e energias para desenvolverem-se coletivamente.

Com sede em Curvelo e várias unidades de produção no norte de Minas, a “Dedo de Gente” busca resgatar saberes e fazeres populares, reforçando a crença na utilização de materiais alternativos, estimulando a valorização sócio-cultural, a prática do trabalho comunitário e a coletivização dos processos de produção.

Reportagens

Contatos

Onde estamos

Curvelo

  • Pça. Santuário, 65 – Centro – Curvelo/MG | (38) 3722-8808

__________

Araçuaí 

  • Ruaa Dom Serafim, 377.B – Araçuaí/MG | (33) 3731-1052 |
Facebook
Google+
Twitter

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.