Das fabriquetas de sabão às de sofisticados doces cristalizados de frutas nativas brasileiras, objetos de arte em ferro, madeira e cerâmica, este projeto acumulou mais de 2000 tecnologias populares de baixo custo, apropriadas e adaptadas. O resultado tem sido a implantação de unidades de produção e criação de formas, instrumentos de organização coletiva e auto-gestão, criação de oportunidades de trabalho a partir dos saberes, fazeres, soluções e alternativas comunitárias, consolidação de núcleos de economia solidária e geração de rendas para jovens.
Além da produção de doces e licores artesanais, os jovens também confeccionam jogos educacionais, papel artesanal, tecelagem e crochê, artefatos em madeira, cerâmica e ferro.
As fabriquetas são núcleos de produção de tecnologias populares, com características e funções comunitárias, que visam o fortalecimento da renda familiar. São auto-suficientes, e encontram-se no estágio de expansão de produção e comercialização regionalizada, caminhando gradativamente para sua autonomia administrativo-financeira, gerando renda e trabalho regular para os seus participantes.
Em Curvelo ficam as fabriquetas “Arte em Madeira”, “Objetos de adorno, Cestas e embalagens”, “Doces, compotas, licores e geléias”, “Papelarte”, “Arte em sucata de ferro”, Construtora e Imobiliária “Pra Quem Sabe Voar” e “Bordados”. Em Araçuaí encontram-se as fabriquetas “Bambuzeria”, “Designer em cerâmica” , “Arte em sucata de ferro”, “Tinta de terra”, “Moda Jequitinhonha” e Fabriqueta de “Softwares” e, finalmente, em Raposos, ficam as fabriquetas “Bolsas de lona”, “Vassouras de garrafa PET” e “Casas de passarinho”.
Reunir jovens e adultos, mulheres e homens das zonas rurais e bairros carentes nas cidades onde atuamos – Curvelo, São Francisco, Brasília de Minas, Icaraí, Januária, São Romão, Urucuia – para, a partir de seus saberes e fazeres tradicionais, resgatar a auto-estima, provocar a busca de alternativas materiais para minimizar as carências, produzir sistematicamente e comercializar os produtos dessas fabriquetas.
A Cooperativa “Dedo de Gente”, criada em 1996 é formada por diversos grupos de produção (as”Fabriquetas”) e dirigida por jovens que juntaram seus esforços e energias para desenvolverem-se coletivamente.
Com sede em Curvelo e várias unidades de produção no norte de Minas, a “Dedo de Gente” busca resgatar saberes e fazeres populares, reforçando a crença na utilização de materiais alternativos, estimulando a valorização sócio-cultural, a prática do trabalho comunitário e a coletivização dos processos de produção.
Curvelo
__________
Araçuaí
O CPCD é uma ONG, fundada em 1984, em BH/MG, com a MISSÃO de promover educação popular e o desenvolvimento comunitário a partir da cultura. Nos dedicamos na implementação e realização de projetos inovadores, programas integrados e plataformas de transformação social e desenvolvimento sustentável através de pedagogias alternativas e tecnologias sociais.
Sede | Belo Horizonte – MG
(31) 3463-6357 / 99767-5768
Escritório | Curvelo – MG
(38) 3722-8806 / 99869-8806
Escritório | Araçuaí – MG
(33) 3731-2072 / 99926-2072