Image Image Image Image Image
Scroll to Top

To Top

Estação Conhecimento

Estação Conhecimento

Arari – Maranhão

Uma Estação Conhecimento deve ser sempre um “lugar” inserido num “território” natural e humano que o abriga, um “lugar” onde se inicia como “um ponto de partida” ou como uma “parada estratégica”, visando produzir todos os “conhecimentos” necessários – no presente do presente e no presente do futuro – para que este “território” e a “comunidade” que o formam seja um lugar sustentável e humanizado, para todos, para sempre. Então, propomos que a Estação Conhecimento de Arari seja, conceitual e concretamente, este “este lugar, usina-geratriz de incubadoras sociais e tecnológicas, fonte permanente de conhecimentos dos saberes, dos fazeres e dos quereres da comunidade de Arari disponibilizados e que nos façam melhores – mais humanos, mais dignos e mais solidários – para que a Vida seja viável e sustentável, para todos, para sempre”.

Em síntese na Estação Conhecimento de Arari deverão estar presentes: (1) a Carta da Terra como princípio, (2) o Território como ponto de partida e de chegada, (3) a diversidade cultural como riqueza, (4) o aprendizado como meio, (5) a educação como fim, (6) o desenvolvimento local e sustentável como causa, (7) a incubadora de projetos como estratégia.

Metodologia / Estratégia

Ao definir a Estação Conhecimento como este lugar, ”usina-geratriz de conhecimentos dos saberes, dos fazeres e dos quereres em benefício da comunidade de Arari”, significa transformá-la numa “usina de Incubadoras Sociais e Tecnológicas”, comprometidas técnica e eticamente com o desenvolvimento sustentável, pleno e integral, do município de Arari. Neste sentido todas as incubadoras a serem implementadas, ao longo dos anos, na Estação Conhecimento de Arari, deverão se pautar pelas seguintes premissas e princípios norteadores:

Gestão de Futuro: planejamento do futuro das incubadoras sociais e tecnológicas (serviços, negócios e ofícios), construindo as “pontes” necessárias com as necessidades-e-oportunidades no presente.


Impactos Positivos: investimento em novos modelos de serviços, ofícios, produtos e negócios para impactos positivos, transformadores e benefícios coletivos.


Lugares Humanizados: construção de novos modelos e práticas de humanização e cuidados locais em educação, saúde e meio ambiente, de longo prazo, para todos, para sempre.


Relações Duradouras: investimento em novos modelos de relacionamento junto aos diversos segmentos comunitários para o desenvolvimento local e sustentado.


Para além do Lucro: novo significado, novo cidadão e novo paradigma para a solidariedade comunitária.

Relatórios

Informativos

Parceiro

Onde estamos

Facebook
Google+
Twitter

Nós do CPCD juntos com a Brazil Foundation convidamos você a participar da  campanha “Abrace uma Vila Saudável! Apoie uma vida mais digna e saudável para famílias do Maranhão”.

Com a sua ajuda vamos transformar a vida de mais 10 famílias da Vila Cocal e da Vila Pindaré.

O CPCD atua no Maranhão desde outubro de 2013. Com o apoio da Fundação Vale já tornou possível a instalação de mais de 200 “kits de sustentabilidade” junto com famílias de Vila Cocal e Vila Pindaré, comunidades localizadas nos municípios de São Pedro da Água Branca e Buriticupu.