Image Image Image Image Image

facebook  |  twitter  |  scribd  |  issuu  |  youtube  |  vídeo galeria  |  webmail 

Scroll to Top

To Top

Cuidadores em Saúde

 

Cuidadores em Saúde

Quilombos Jaibara dos Nogueiras, Oiteiro dos Nogueiras e Pedrinhas – Itapecuru Mirim/MA

Cuidadores da Saúde - Maranhão

Somando ao esforço do “Projeto Nos Trilhos” e com base no seu aprendizado foi identificada uma nova demanda: a formação de Cuidadores em Saúde para atuar em 3 quilombos da região, localizados no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão.

É possível encontrar nas comunidades “ cuidadores natos”, gente que se importa com o outro de forma generosa e solidária.

Propomos uma inversão de lógica: oferecer informações científicas a pessoas que possuem aptidões relacionais e postura solidária e generosa, moradoras das comunidades-alvo, como forma de garantir o bom atendimento em saúde dessas comunidades.

Quanto maiores as dificuldades socioeconômicas de um grupo, sobretudo os habitantes do meio rural, como é o caso das comunidades tradicionais quilombolas, mais difícil é o acesso ao SUS, (ainda pouco “andarilho”). Da mesma forma, para estes grupos, maior a dificuldade em ter seus saberes e fazeres reconhecidos e integrados ao discurso oficial sobre a saúde.

O Projeto almeja contribuir com a responsabilidade da ESF – Estratégia Saúde da Família, no sentido do cuidado e da educação para a saúde mais do que no tratamento da doença.

A prática de três ações (proteger, promover e prevenir) necessita de cuidadores éticos, curiosos, aptos a aprender junto com as comunidades, e que centra sua ação fora dos settings institucionais tradicionais como Unidades Básicas de Saúde ou hospitais. Ele deverá ser o agente que promove o cuidado mais inicial, aquele que ensina a “desconfiar” (que é o protocuidado) de que algo não vai bem e, que orienta-se, principalmente, por promover educação em saúde.

A capacitação de novos Cuidadores terá como tônica ir além da perspectiva técnica, para formar pessoas capazes de acolher e incluir a população atendida, “cuidadores em saúde andarilhos”. O projeto espera trazer uma experiência inovadora para o Sistema Único de Saúde – SUS, entendendo a atenção em saúde como uma visão para cuidados básicos e de prevenção com foco na saúde e não nas doenças.

Objetivo geral:

Implantar uma rede de cuidados comunitários de saúde em nível de prevenção de doenças e de agravos em saúde em 3 quilombos da Baixada Maranhense, através da formação inovadora de novos Cuidadores em Saúde.

Objetivos específicos:

  • Formar 4 Cuidadores em Saúde, capazes de reaplicar metodologias, técnicas, valores e aprendizado;
  • Estimular parceria dos novos cuidadores com a Estratégia de Saúde da Família e equipe de Saúde da Família locais;
  • Manter controlados os casos de diabetes, hipertensão e hanseníase nas comunidades atendidas;
  • Diminuir a mortalidade infantil neonatal nas comunidades atendidas.

 

Publicações

Reportagens

Onde estamos?

Parceiros

Fundação Vale

Fundação Vale

Compartilhe
 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar